No Evangelho Segundo João, capítulo 4, Jesus surpreende ao quebrar paradigmas de comunicação ao pedir água a uma mulher samaritana. Como essa conversa se desenrola?
A mulher fica perplexa com o pedido de Jesus, pois, naquela época, judeus e samaritanos não se comunicavam. Em resposta, Jesus diz: "Se você conhecesse o dom de Deus e quem está lhe pedindo água para beber, você pediria, e ele lhe daria água viva." (João 4:10 - NAA)
Ao beber da água do poço, a mulher precisaria retornar para buscar mais, devido à necessidade do corpo humano. No entanto, Cristo oferece algo muito mais profundo: a ÁGUA VIVA. A princípio, ela demonstra interesse, mas sua compreensão é equivocada. Jesus não oferece uma solução física, mas sim uma cura espiritual.
Neste texto, apresentarei algumas verdades que impactam diretamente nossa vida de adoração. Acompanhe comigo:
1. Conhecimento é Fundamental: Não conseguimos adorar a quem não conhecemos. Toda experiência com Deus começa com uma transformação interior.
2. A Pergunta da Mulher: A mulher samaritana reconhece Jesus como profeta e questiona: "Onde devemos adorar?" Essa questão simboliza as discordâncias entre judeus e samaritanos.
3. Comunhão com o Espírito: A Bíblia nos ensina que o Espírito Santo promove uma comunhão íntima, nos aproximando de Deus e revelando a beleza de Sua santidade. Essa ação do Espírito gera em nós a necessidade de adorar o Eterno.
4. Ser Procurado por Deus: Quero convidá-lo a ser alguém que Deus busca. A Palavra é clara: "São esses que o Pai procura."
5. O Testemunho da Mulher Samaritana: A mulher sabia sobre a profecia do Messias e ficou atônita ao ouvir Jesus afirmar: "Eu sou o Messias!" Imediatamente, ela corre para a cidade, deixando tudo para trás, e compartilha a boa nova sobre Jesus. Através do testemunho dela, muitos saem da cidade para conhecer o Cristo.
6. A Importância do Testemunho: Inicialmente, os samaritanos acreditaram no testemunho da mulher. Contudo, ao ouvirem as palavras de Jesus, tiveram a convicção de que Ele é, de fato, o Salvador prometido à humanidade.
Devemos conduzir as pessoas a Cristo através de nossas vidas de adoração. O local não é o mais importante; o essencial é adorar em espírito e em verdade.
Como mencionado anteriormente, a adoração consiste em ações que exaltam o nome de Deus. Portanto, devemos adorar em todos os lugares e a todo momento, cultivando uma vida de adoração.
Comentários
Postar um comentário